Paróquia São Domingos de Torres

R: Lorem ipsum dolor, 00, Vila Ipsum - Osório - RS

Notícias › 06/06/2014

Na cadeira do Papa: a história do pequeno Carlos

Uma atriz italiana estreou como diretora rodando “Na cadeira do Papa”, um curta-metragem que conta a história do menino que se aproximou do Papa durante o Encontro das Famílias, em outubro passado. O filme, que pode ser visto na internet, foi um presente para o Papa Francisco pelo seu primeiro ano de pontificado.

As imagens do menino deram a volta ao mundo. A mídia o batizou como Carlos e, em pouco tempo, soube-se que ele é colombiano. Carlos e seu irmão foram adotados por uma família católica italiana.

Para a atriz Cristiana Capotondi, o carinho com o qual o Papa tratou o pequeno, abraçando-o, deixando-o beijar sua cruz e ficar ao seu lado, é todo um símbolo do pontificado de Francisco.

“Eu não parava de pensar no Papa – explicou. Ele é um homem com uma relação tátil forte. Basta lembrar da Missa do Lava-Pés com os internos de detenção juvenil, dos seus beijos nos doentes e deformados na Praça de São Pedro, ou quando disse aos casais que podem brigar, sim, mas que, à noite, precisam fazer as pazes. Por isso, essa doçura dele me tocou, com a imagem o abraço no pequeno Carlos, quem logo depois foi se sentar na cadeira do Papa.”

Cristiana decidiu transformar esta história em um curta-metragem e entregá-lo ao Santo Padre no aniversário do seu primeiro ano de pontificado.

Cristiana quis aproveitar também para promover o acolhimento familiar e a adoção, contando como Carlos (que, na verdade, se chama Didier Ferruccio) e seu irmão Johan chegam até um casal que não podia ter filhos, graças à agência “Amici dei Bambini” (Amigos das Crianças). Para gravar o curta, ela visitou a família em Abruzzos e contou com os irmãos para gravar parte do filme.

Dizem que o Papa se lembrou muitas vezes do pequeno Didier, mas que não soube mais dele – pelo menos até março, quando recebeu o curta-metragem de Cristiana, entregue diretamente pelo seu secretário.

(Artigo publicado originalmente por Alfa y Omega)

Horário de Missas

Segunda à sexta: